Após o grande dia, muitas noivas optam por vender seus vestidos de noiva para recuperar parte do investimento e dar a outra noiva a oportunidade de usar um vestido especial. Revender o vestido de noiva traz benefícios financeiros significativos, permitindo que você recupere parte do investimento feito para o grande dia, que pode ser usado para outras despesas, como investir na lua de mel, ou o início da vida a dois, ajudando a montar a sua casa. Além disso, há um importante benefício ecológico: ao dar uma segunda vida ao seu vestido, você contribui para a redução de resíduos têxteis e o consumo excessivo de recursos naturais necessários para produzir novos vestidos. Esta prática sustentável ajuda a diminuir a pegada ambiental da indústria da moda, promovendo um consumo mais consciente e responsável. Afinal, um vestido de noiva envolve muitos recursos para ser usado uma vez só!
Aqui está um guia passo a passo para ajudá-la a revender seu vestido de noiva com mais chance de sucesso:
1. Limpeza e Conservação
Antes de vender, é essencial que o vestido esteja limpo e em bom estado. Leve-o a uma lavanderia especializada em vestidos de noiva para garantir que manchas e sujeiras sejam removidas adequadamente. Até que seu vestido de noiva (ou de festa) seja vendido, tenha todo o cuidado para armazená-lo, evitando assim, possíveis manchas amarelas, mofo e dobras. Atualmente, existem no mercado diversos produtos que podem te ajudar, como capas protetoras, caixas anti-umidade, e papel de embrulho anti-mofo, por exemplo. Leia mais sobre isso aqui.
Vestidos limpos e bem conservados têm mais chances de serem vendidos rapidamente.
Vai sair da festa direto para a lua-de-mel? Então, deixe sua mãe, irmã, madrinha ou qualquer outra pessoa da sua confiança com essa tarefa. Quanto antes o vestido for lavado, mais chances de qualquer mancha ser retirada na lavagem.
2. Fotografias de Alta Qualidade
Aqui não tem segredo, capriche nas fotos: uma imagem vale mais que mil palavras! Recomendamos que as fotos usadas para anunciar o seu vestido sejam as profissionais, tiradas pelo seu fotógrafo no dia do casamento ou da festa. Se as fotos do seu fotógrafo ainda não foram enviadas, tire fotos de alta qualidade do vestido. Utilize uma boa câmera e, se possível, fotografe em uma área bem iluminada. Capture o vestido de diferentes ângulos e detalhe características especiais, como bordados, rendas e botões. Fotos de alta qualidade atraem mais atenção e passam confiança para potenciais compradoras.
Já percebemos também, que os anúncios com fotos reais e inteiras (inclusive com rosto) vendem mais rápido. Sim, existe um apelo emocional pelas fotos! E a próxima noiva a usa-lo quer ver o vestido em uma noiva real para se inspirar.
3. Descrição Detalhada
Tire um tempo para escrever uma descrição detalhada do vestido. Inclua informações sobre a marca, modelo, tamanho, ajustes feitos, e qualquer característica única. Informe suas medidas e tamanho do salto usado com o vestido. Também informe se o vestido foi ajustado e se tem sobras de tecido, por exemplo. Seja honesta sobre o estado do vestido, mencionando qualquer desgaste ou pequenos defeitos. Informações precisas ajudam a evitar mal-entendidos e devoluções.
4. Escolha da Plataforma
Selecione uma plataforma adequada para vender seu vestido. Existem diversos sites especializados em vestidos de noiva usados, como o Emporio Lulu, que não cobra comissão sobre a venda pois não faz a intermediação. Você mesma fala e negocia com as interessadas. Outros sites, podem fazer a intermediação, mas podem cobrar um percentual sobre a venda, que em geral fica em 40%. Avalie as opções e escolha a que melhor se adequa às suas necessidades. Você também pode utilizar marketplaces gerais, e grupos de Facebook. Se atente também a cláusulas de exclusividade sobre a venda de alguns sites, o que pode diminuir as chances do mesmo ser vendido.
5. Preço Justo
Defina um preço justo para o vestido. Pesquise valores de vestidos similares para ter uma base. Considere o estado do vestido e se ele foi ajustado. Lembre-se de que vestidos de noiva usados normalmente são vendidos por 50% a 70% do preço original. E que o preço de venda vai depender de vários fatores, como por exemplo, o estado de conservação, o tempo de compra, quem é o (a) estilista, e tamanho. Da mesma forma, vestidos de coleções passadas também devem ser desvalorizados de acordo com seu tempo. Lembre-se também que um estilista que é hoje famoso pode ser mais (ou menos) desejado daqui a um tempo, e isso também deve refletir no preço do vestido.
Se ainda tiver dúvidas de que preço pode cobrar, podemos ajudar! Preencha o formulário aqui para receber um preço no seu email. Lembrando que o preço calculado pelo site é apenas uma sugestão, quem decide o preço de venda final é você. Outra dica é estar aberta a negociações e descontos. Coloque essa observação no descritivo do seu anúncio e não perca a venda!
6. Comunicação Eficaz
Responda rapidamente às perguntas das interessadas e seja transparente em suas respostas. A boa comunicação é essencial para construir confiança e fechar a venda. Ofereça mais fotos ou informações adicionais, se necessário. E sempre que possível, faça chamadas de vídeo com as interessadas. Essas chamadas não apenas ajudam a construir confiança, permitindo que você conheça melhor a pessoa, mas também oferecem uma oportunidade para mostrar o vestido em detalhes, respondendo a perguntas em tempo real e aumentando as chances de uma venda bem-sucedida. Use as mídias sociais a seu favor, compartilhando o link do seu anúncio, e comentando e curtindo os posts relacionados.
7. Negociação e Pagamento
Esteja aberta à negociação, mas tenha um limite mínimo em mente. Utilize métodos de pagamento seguros, como transferência bancária ou plataformas de pagamento online que ofereçam proteção para ambas as partes. E sempre confira o seu pagamento direto por acesso a sua conta bancária, ou pelo site utilizado (digitando o mesmo) e não por links enviados por e-mail. Veja mais dicas de segurança online aqui.
8. Envio Seguro
Após a venda, embale o vestido cuidadosamente para evitar danos durante o transporte. Coloque uma camada de papel cobrindo bordados ou parte delicadas para que não encoste no tecido nas dobras. Considere uma camada final de plástico para proteger o vestido em caso da caixa molhar no transporte. Utilize uma caixa resistente e, se possível, escolha um serviço de entrega que ofereça rastreamento e seguro.
Seguindo estes passos, você estará bem preparada para revender seu vestido de noiva com sucesso, ajudando outra noiva a realizar seu sonho e, ao mesmo tempo, recuperando parte do investimento feito no seu grande dia!
Te convidamos a conhecer o nosso site de desapegos da noiva, um market place especializado no mercado de noivas e festas, onde damos a oportunidade de você anunciar o seu vestido de noiva ou vestido de festa usado. Clique aqui e saiba mais como anunciar no Empório Lulu.
Comments